
GLOSSÁRIO
Acesse abaixo mais de 480 verbetes comuns do segmento de canais de vendas e distribuição publicados no livro "O Grande Livro de Canais de Vendas" de autoria do influencer Pedro Luiz Roccato
AGÊNCIA DE PROMOTORES
empresas prestadoras de serviços que disponibilizam mão de obra para realização de atividades em campo nos PDVs. As Agências de propõe a recrutar, selecionar e gerenciar as equipes de campo (promotores, consultores de PDV, instrutores, supervisores e coordenadores)
AGENTE DE NEGÓCIOS
o termo agente é mais comum no segmento de telecom, mais precisamente no caso de operadoras de telecom e provedores de acesso à internet (ISPs). Os revendedores de telecom foram nomeados agentes por realizarem a oferta e venda de serviços e não de produtos aos clientes finais. No caso de agentes de operadoras, por exemplo, eles comercializam planos de serviços de telefonia. Em grande parte dos casos, os agentes são comissionados, mas temos casos de agentes com outros modelos de remuneração sobre vendas. Veja também: ISP
AMPLITUDE DE MIX
variedade de produtos em termos de linhas que oferece na composição do portfólio, também conhecida como variação horizontal de mix. Veja também: portfólio, profundidade de mix
ANO CALENDÁRIO
período de composição do ano compatível com nosso calendário convencional, onde o ano começa no mês de janeiro e termina em dezembro. Veja também: ano fiscal.
ANO FISCAL
período de composição do ano para os demonstrativos fiscais, ou seja, período de 12 meses, formados por 4 quarters (trimestres) que compõe o exercício fiscal de uma empresa. No Brasil, o ano fiscal adotado pelas empresas brasileiras é idêntico ao ano calendário (janeiro a dezembro), mas em empresas estrangeiras, o ano fiscal pode variar. O ano fiscal da Microsoft®, por exemplo, se inicia em julho de um ano e acaba em junho do ano seguinte. na Adobe® o ano começa em dezembro e termina em novembro do ano seguinte. Veja também: ano calendário.
API
Application Programming Interface. Interface de Programação de Aplicações. Conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
ARTIGO ASSINADO
matéria desenvolvida por um profissional do mercado que apresenta seu ponto de vista (opinião) a respeito de um assunto, visando publicação jornalística com divulgação do nome do autor. O artigo pode ser utilizado como forte instrumento de divulgação de uma visão do mercado, tendências, etc, com considerável apelo no que se refere à credibilidade, desde que não tenha apelo explicitamente comercial
ATACADO
comércio realizado em grande escala, ou seja, venda de mercadorias em lotes com volumes elevados de produtos. O atacadista distribui os produtos para os varejistas, que vendem em pequenas quantidades para os consumidores
ATACAREJO
forma depreciativa de identificação de canais indiretos que operam como distribuidores (atacado) e também por meio da oferta e faturamento de produtos diretamente aos clientes finais, sem intermediação de revendedores. Casos como este não são bem vistos pelos revendedores por oferecerem alto risco de conflito entre canais, sendo fundamental a aderência à Política Comercial do produtor ao que se refere ao PSVCF. Veja também: PSVCF
ATENDIMENTO ONE-TO-ONE
atendimento a clientes realizado de forma personalizada e individualizada, com maior nível de proximidade e atenção, típico do mercado corporativo, mas também passível de aplicação no mercado de consumo (varejo).
ADESIVO DE VITRINE
material de PDV utilizado em channel marketing. Os adesivos são utilizados para veiculação de campanhas, promoções e lançamentos de produtos e serviços, como também podem ser utilizados para identificação de credenciamentos de revendedores, como, por exemplo, “Revendedor Autorizado ABC”
AGÊNCIA DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
prestadora de serviços que assessora empresas no relacionamento com os veículos de imprensa. A assessoria de imprensa desenvolve, por exemplo, press releases para divulgação de notícias da companhia, podendo também agendar entrevistas entre os porta-vozes da empresa com os jornalistas dos veículos que possui maior proximidade bem como possibilita desenvolver novas oportunidades com outros que não haja maior proximidade. Veja também: press release, PR Agency, stakeholder.





